Apesar da subida constante de preços dos combustíveis em agosto, a carga fiscal não irá ser aliviada.
A redução de imposto sobre os combustíveis manter-se-à inalterada no mês de setembro, adianta o próprio Governo no portal da República Portuguesa, num comunicado emitido hoje (dia 1 de setembro)
O Governo justifica a manutenção dos impostos com a evolução dos preços dos combustíveis durante o mês de agosto, que teve uma tendência de subida.
“Tendo em conta todas as medidas em vigor, a redução de impostos é de 23 cêntimos por litro de gasóleo e de 25 cêntimos por litro de gasolina. As medidas adotadas têm em vista conciliar o apoio às famílias com os objetivos ambientais, num quadro de alinhamento gradual do peso dos impostos sobre os combustíveis em Portugal com a média da Zona Euro.”, pode ler-se no site do Governo.
Desta forma, o desconto sobre o ISP mantém-se nos 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e nos 15,3 cêntimos por litro na gasolina.
A juntar a isto, está também em vigor a suspensão parcial da atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono).
No caso do setor agrícola, confirma o Governo que “No âmbito das medidas de apoio ao setor agrícola, mantém-se a redução de 6 cêntimos por litro na tributação do gasóleo agrícola.”.