A movimentação dos mercados desta quinta-feira trouxe boas notícias, pois deverá impedir que haja aumento no preço dos combustíveis, sobretudo do gasóleo.
nota: artigo atualizado a 10/02/2023 pelas 11:00
Previmos, anteriormente, um pequeno aumento do preço dos combustíveis para a semana que vem, mas ontem (dia 9 de fevereiro) tivemos movimentações favoráveis nos mercados que deverão permitir a descida do gasóleo até 4 cêntimos. Já a descida da gasolina não é certa, mas a subir, não será mais do que um cêntimo. Contudo, o mais certo é que desça um cêntimo.
Esta foi, também, uma semana de revisão do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), tendo sido a gasolina o combustível beneficiado, com uma queda adicional de dois cêntimos por litro. Sem esta redução nos combustíveis (que se iniciou sensivelmente aquando o início da invasão da Ucrânia pela Rússia) estaríamos com preços acima dos dois euros por litro.
Tendo em conta os valores médios praticados nas gasolineiras na passada quarta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em princípio deverá contar com um preço médio de 1,542 euros por litro de gasóleo simples e 1,672 euros por litro de gasolina simples 95. Ainda assim, são valores bem abaixo dos praticados em janeiro, onde a gasolina custava mais de 1,70 euros por litro.
Note, contudo, que estes são apenas alguns valores de referência e que cada gasolineira poderá praticar o preço que quiser. Outra ressalva a ter em conta é que o preço final só pode ser determinado no fecho dos mercados de sexta-feira, pelo que as previsões poderão oscilar um pouco até lá. Atualizaremos as previsões se necessário, deixando a devida nota nas áreas do artigo editadas.
O preço da gasolina em Portugal continua a ser mais caro do que a média da União Europeia, muito devido à carga fiscal. Ainda assim, segundo o Governo, “a redução da carga fiscal passará a ser de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e 34,8 cêntimos por litro de gasolina”.
Já o gasóleo está mais barato do que a média na UE, situando-se no 8º lugar dos países com os preços mais baixos.
OUTROS ARTIGOS QUE PODERÁ TER INTERESSE: