Na próxima semana regressam as descidas no preço dos combustíveis, mas apenas no gasóleo e GPL. Saiba quanto.
Depois de uma subida de 3,5 cêntimos no gasóleo e 1 cêntimo na gasolina (sem mexidas no ISP), o preço do gasóleo e GPL regressa às descidas na próxima semana… mas o da gasolina não.
Segundo os dados mais recentes, contamos com uma descida de 2 cêntimos no gasóleo e 3 cêntimos no GPL. Contudo, variações desfavoráveis nos mercados obrigam-nos a rever a previsão de descida da gasolina, pois à partida deverá aumentar entre meio cêntimo a um cêntimo.
Ontem, tínhamos previsto a descida da gasolina em meio cêntimo.
De notar que esta semana houve mudanças no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Essas mudanças resultaram numa subida de 5,4 cêntimos na gasolina e de 1,9 cêntimos no gasóleo, o que significa que a carga fiscal aumentou quase dois cêntimos no gasóleo e um cêntimo na gasolina.
RELACIONADOS
Combustíveis. 6 sugestões para poupar nos combustíveis.
Dicas de poupança. 9 truques simples para poupar dinheiro em 2023.
Tendo em conta os valores médios praticados nas gasolineiras na passada quarta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em princípio deverá contar com um preço médio de 1,550 euros por litro de gasóleo simples e de 1,694 euros por litro de gasolina simples 95. Já o GPL Auto deverá ficar por 0,877 euros por litro.
Estes são apenas alguns valores de referência e cada gasolineira poderá praticar o preço que quiser. Outra ressalva a ter em conta é que o preço final só pode ser determinado no fecho dos mercados de sexta-feira, pelo que as previsões poderão oscilar um pouco até lá. Caso seja necessário, atualizaremos o artigo em conformidade deixando as devidas notas.
O preço dos combustíveis em Portugal pode ser influenciado por uma série de fatores, como:
- Preço do petróleo: O preço do petróleo é um fator importante na formação do preço dos combustíveis em Portugal, já que a maior parte do petróleo é importada. Se o preço internacional do petróleo aumenta, é provável que o preço dos combustíveis em Portugal também suba.
- Taxas e impostos: As taxas e impostos são responsáveis por uma grande parte do preço dos combustíveis em Portugal. O IVA, o ISP (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos) e o adicional ao ISP são os principais impostos que incidem sobre os combustíveis. Mudanças nas taxas e impostos podem afetar significativamente o preço final dos combustíveis.
- Concorrência: A concorrência entre os postos de abastecimento pode influenciar o preço dos combustíveis em Portugal. Os postos podem oferecer descontos ou promoções para atrair mais clientes, o que pode levar a uma redução no preço dos combustíveis.
- Câmbio: Como grande parte do petróleo é importada, a flutuação das taxas de câmbio pode afetar o preço dos combustíveis em Portugal. Se o Euro desvalorizar face ao Dólar, pode resultar numa subida de preços, mesmo que os mercados estejam a ter variações favoráveis.
- Procura: A procura por combustíveis também pode influenciar o preço. Se a procura for alta, é possível que os postos de abastecimento aumentem o preço para maximizar seus lucros. Por outro lado, se a procura for baixa, os postos podem reduzir o preço para atrair mais clientes. Isto aconteceu, por exemplo, durante o ano de 2020 devido ao estado de emergência, que originou uma queda abrupta de tráfego a nível global, e consequentemente de procura de combustíveis.