Apesar de termos vindo a verificar descidas graduais dos preços dos combustíveis, as subidas deverão voltar na próxima semana.
Após análise dos mercados de futuros do gasóleo e gasolina, assim como a cotação do Euro face ao Dólar, será quase certo que os combustíveis irão ficar mais caros na próxima semana, sobretudo a gasolina.
A única forma de isto não acontecer é existirem variações muito favoráveis dos mercados ao longo de quinta-feira e sexta-feira, o que é pouco provável.
Gasolina
A previsão de subida deste combustível é de seis cêntimos. Isso significa que o preço médio de venda a partir de segunda-feira (16 janeiro) deverá ser de 1,705 euros por litro.
Gasóleo
A subida do gasóleo não deverá ser tão agressiva, mas ainda assim é esperado que suba entre dois a três cêntimos por litro. Isto traduzir-se-à num preço médio de venda de 1,614 euros por litro a 1,624 euros por litro.
Um aspeto a ter em conta é que cada gasolineira pode fazer o preço que quiser, e, dessa mesma forma, poderá até nem aplicar aumentos, de todo (embora seja pouco provável).
A revisão do ISP será feita mensalmente, segundo o Ministro do Ambiente. Assim, não é esperado que o mesmo se altere até 1 de fevereiro.
Subscreva a nossa newsletter para receber, no seu email, todos os nossos artigos, e explore os conteúdos recomendados que temos para si.