Boas notícias! Combustíveis ficam baratos na segunda-feira, após movimentações muito favoráveis nos mercados dos produtos refinados.
Depois da revisão do desconto do ISP sobre o gasóleo (ficou 1,2 cêntimos/litro mais caro desde terça-feira), teremos nova descida nos combustíveis.
Preço dos combustíveis para a semana de 24 a 30 abril 2023 (atualizado a 21/04/2023 pelas 08:20 e previsão definitiva):
- Gasolina baixa 4 a 6 cêntimos/litro (preço médio estimado será de 1,662 euros/litro)
- Gasóleo baixa 2,5 a 4 cêntimos/litro (preço médio estimado será de 1,460 euros/litro)
- GPL deverá permanecer estável (preço médio estimado será de 0,829 euros/litro)
Estes dados foram obtidos utilizando como fonte o preço de referência da ENSE e os mercados dos produtos refinados, já levando em conta a cotação euro-dólar. Saiba mais sobre a forma como são calculados os combustíveis aqui.
O preço médio foi obtido com base em dados da DGEG atualizados na passada quarta-feira.
Note que, até que os mercados dos produtos refinados fechem no final de sexta-feira, é impossível obter uma previsão exata dos combustíveis. Contudo, por esta altura já é possível perceber as tendências e daí tirar a conclusão se compensa ou não esperar pela próxima segunda-feira para abastecer.
Por exemplo, na semana passada o Poupa Pilim indicou que a gasolina iria aumentar 1 cêntimo/litro e o gasóleo iria baixar 1,5 cêntimos/litro. E o que aconteceu, foi:
- Galp aumentou gasolina 0,5 cêntimos/litro e baixou gasóleo 1,5 cêntimos/litro
- BP aumentou gasolina 1 cêntimo/litro e baixou gasóleo 1,5 cêntimos/litro
- Repsol aumentou gasolina 1 cêntimo/litro e baixou gasóleo 1 cêntimo/litro
Pode ver os dados acima na página da DGEG, comparando os dados de domingo com os de segunda-feira. Portanto, como pode verificar, nem as gasolineiras concordam entre si. O melhor mesmo é olhar para as previsões como tendências e não como valores absolutos, pois esses ninguém lhe saberá dizer.
Procura saber o preço dos combustíveis atuais e da próxima semana na Madeira? Consulte essa informação na página da Direção-Geral de Economia e Transportes da Madeira.