As descidas dos combustíveis estão de volta na próxima semana, após uma semana negativa. Saiba quanto.
Na sequência de uma semana em que se registou uma subida de cêntimo e meio no gasóleo e de um cêntimo na gasolina, os preços voltam a baixar. Conte, esta semana, com uma descida de 3 cêntimos no gasóleo e de 1,5 cêntimos na gasolina. (valores atualizados na sexta-feira, 24 fevereiro)
De notar, porém, que no início de março o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) deverá ser revisto. O Governo ainda não anunciou quais serão as mexidas.
Tendo em conta os valores médios praticados nas gasolineiras na passada quarta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), em princípio deverá contar com um preço médio de 1,501 euros por litro de gasóleo simples e de 1,659 euros por litro de gasolina simples 95. No caso da gasolina, são valores abaixo dos praticados nas semanas que antecederam o início da invasão da Ucrânia por parte da Rússia.
Note, contudo, que estes são apenas alguns valores de referência e que cada gasolineira poderá praticar o preço que quiser. Outra ressalva a ter em conta é que o preço final só pode ser determinado no fecho dos mercados de sexta-feira, pelo que as previsões poderão oscilar um pouco até lá. Caso seja necessário, atualizaremos o artigo em conformidade deixando as devidas notas.
O preço da gasolina em Portugal continua a ser mais caro do que a média da União Europeia, muito devido à carga fiscal. Os impostos totalizam quase 42% do peso total final no caso da gasolina.
Já o gasóleo está mais barato do que a média na UE, situando-se no 8º lugar dos países com os preços mais baixos.