Neste artigo, vamos explicar como as gasolineiras estabelecem os valores que vê nos seus postos. Vamos decompor o preço de referência em vários componentes e dissecar cada um deles.
Certamente já se perguntou porque é que o preço da gasolina e do gasóleo difere entre países. A resposta mais imediata costuma apontar para o valor do imposto cobrado, mas saiba que nem sempre é essa a razão.
Irá também perceber a grande discrepância entre as gasolineiras mais conhecidas e os postos de abastecimento de marca branca (ou de supermercado).
Cotação e Frete
Este é o maior responsável pelo preço dos combustíveis. No caso da gasolina, representa cerca de 35% do preço total, e no caso do gasóleo cerca de 40%.
A cotação internacional refere-se ao preço diário de produtos derivados do petróleo, obtido nos mercados de futuros da gasolina (RBOB) e do gasóleo (LGO). O frete é o custo do transporte do produto petrolífero para Lisboa.
Biocombustíveis
A incorporação de biocombustíveis é obrigatória, tendo algum impacto no preço final. No caso da gasolina, representa quase 3% do valor total por litro, e no caso do gasóleo, cerca de 5%.
O biocombustível substitui parcialmente o gasóleo e a gasolina, ajudando a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE). A sua incorporação está prevista no nº1 do artigo 8º do Decreto-Lei nº 84/2022, de 9 de dezembro de 2022.
Reservas Estratégicas, Descarga e Armazenamento
Estes custos têm uma representação residual no preço final, não chegando a 1% em ambos os combustíveis.
As reservas energéticas referem-se aos custos das reservas de segurança constituídas e controladas pela ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético). A descarga e armazenagem incluem operações logísticas de receção de petróleo bruto ou produtos derivados e respetiva armazenagem temporária.
ISP
O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) é responsável por 22% do preço do gasóleo e 30% do preço da gasolina.
Margem de Comercialização
Este valor varia de gasolineira para gasolineira e é a razão pela qual os preços diferem entre uma gasolineira de supermercado e uma Galp ou BP. Em média, esta margem representa 15% do preço final do combustível.
IVA
O Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) é aplicado a todas as componentes que compõem o preço, incluindo o ISP e a margem das gasolineiras.
Pode obter esta informação com gráficos alusivos na página da ENSE.
E você, sabia de todas estas partes que constituem o preço do combustível? O que acha do peso de cada um dos componentes? Utilize a secção de comentários para partilhar a sua opinião.
Porquê ultimamente as gasolineiras têm tido os maiores lucros de sempre?
Porquê nas gasolineiras de marca os preços são idênticos que é aquilo que não acontece no estrangeiro?
O porquê dos preços estarem mais elevados do que aquilo que é identificado pelo mercado da concorrência? Toda a gente sabe o os porquês, é como as outras energias, somos um País de ricos como os Nórdicos mas com salários de 3º mundo.