Descubra os segredos do preço dos combustíveis em Portugal

Descubra como os preços dos combustíveis são determinados em Portugal. Aprenda sobre os componentes que influenciam os valores da gasolina e do gasóleo e a diferença entre as principais gasolineiras e marcas brancas.

sugestoes simples poupar combustivel

Neste artigo, vamos explicar como as gasolineiras estabelecem os valores que vê nos seus postos. Vamos decompor o preço de referência em vários componentes e dissecar cada um deles.

Certamente já se perguntou porque é que o preço da gasolina e do gasóleo difere entre países. A resposta mais imediata costuma apontar para o valor do imposto cobrado, mas saiba que nem sempre é essa a razão.

Irá também perceber a grande discrepância entre as gasolineiras mais conhecidas e os postos de abastecimento de marca branca (ou de supermercado).

ERSE - Como se calculam os preços dos combustíveis
Veja como é feito o cálculo através deste vídeo da ERSE, ou siga a explicação abaixo

Cotação e Frete

Este é o maior responsável pelo preço dos combustíveis. No caso da gasolina, representa cerca de 35% do preço total, e no caso do gasóleo cerca de 40%.

A cotação internacional refere-se ao preço diário de produtos derivados do petróleo, obtido nos mercados de futuros da gasolina (RBOB) e do gasóleo (LGO). O frete é o custo do transporte do produto petrolífero para Lisboa.

Biocombustíveis

A incorporação de biocombustíveis é obrigatória, tendo algum impacto no preço final. No caso da gasolina, representa quase 3% do valor total por litro, e no caso do gasóleo, cerca de 5%.

O biocombustível substitui parcialmente o gasóleo e a gasolina, ajudando a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE). A sua incorporação está prevista no nº1 do artigo 8º do Decreto-Lei nº 84/2022, de 9 de dezembro de 2022.

Reservas Estratégicas, Descarga e Armazenamento

Estes custos têm uma representação residual no preço final, não chegando a 1% em ambos os combustíveis.

As reservas energéticas referem-se aos custos das reservas de segurança constituídas e controladas pela ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético). A descarga e armazenagem incluem operações logísticas de receção de petróleo bruto ou produtos derivados e respetiva armazenagem temporária.

ISP

O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) é responsável por 22% do preço do gasóleo e 30% do preço da gasolina.

Margem de Comercialização

Este valor varia de gasolineira para gasolineira e é a razão pela qual os preços diferem entre uma gasolineira de supermercado e uma Galp ou BP. Em média, esta margem representa 15% do preço final do combustível.

IVA

O Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) é aplicado a todas as componentes que compõem o preço, incluindo o ISP e a margem das gasolineiras.

Pode obter esta informação com gráficos alusivos na página da ENSE.

E você, sabia de todas estas partes que constituem o preço do combustível? O que acha do peso de cada um dos componentes? Utilize a secção de comentários para partilhar a sua opinião.


1 comentário no “Descubra os segredos do preço dos combustíveis em Portugal”

  1. Porquê ultimamente as gasolineiras têm tido os maiores lucros de sempre?
    Porquê nas gasolineiras de marca os preços são idênticos que é aquilo que não acontece no estrangeiro?
    O porquê dos preços estarem mais elevados do que aquilo que é identificado pelo mercado da concorrência? Toda a gente sabe o os porquês, é como as outras energias, somos um País de ricos como os Nórdicos mas com salários de 3º mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Início
Folhetos
Combustíveis
Artigos
Procurar
Scroll to Top