Combustíveis aditivados compensam? A opinião dos especialistas

Em Portugal só existe uma refinaria em funcionamento, que é gerida pela Petrogal (grupo Galp). Apesar disso, nem todo o combustível que é vendido cá é refinado no nosso País.

combustiveis aditivados

Os combustíveis aditivados fazem melhor ao carro e ajudam nos consumos? E vem todos do mesmo lugar? Venha descobrir aqui as respostas a estas e mais perguntas.

Em Portugal só existe uma refinaria em funcionamento, que é gerida pela Petrogal (grupo Galp). Apesar disso, nem todo o combustível que é vendido cá é refinado no nosso País.

Num artigo publicado em 2021 no Polígrafo, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) explicou que “nem todo o combustível vendido em Portugal vem da refinaria de Sines”. “Existem operadores no mercado português com acesso a infraestruturas próprias, as quais lhes permitem a importação de produtos refinados”, referem também.

Sobre este assunto, o especialista Alexandre Marvão explica que “nós consumimos maioritariamente combustível produzido em Portugal, nas refinarias portuguesas, por isso vem todo do mesmo lugar. Pode existir importação, mas é residual”.

Mas serão os combustíveis simples o suficiente para o nosso carro? “[Os combustíveis simples cumprem] garantidamente os requisitos de qualidade exigíveis” e cumprem as normas especificadas no decreto de lei nº 214E/2015, garante Alexandre Marvão.

Também o especialista Luís Serrano, professor no curso de Engenharia Automóvel no Instituto Politécnico de Leiria, afirmou, quando confrontado com o assunto, que “todo o combustível que existe em Portugal é controlado e tem de cumprir a norma portuguesa, seja o gasóleo ou a gasolina. Nenhum combustível vendido em Portugal é de má qualidade e vai estragar o carro”.

O combustível simples, ao contrário do aditivado, “não é sujeito a um processo de aditivação suplementar além do mínimo necessário ao cumprimento das respetivas especificações”, explica a ERSE. Todos os combustíveis, aditivados ou não, cumprem os padrões de qualidade impostos pelas normas europeias definidas para o gasóleo e para a gasolina.

É importante realçar que os termos low cost ou “simples” não querem dizer que estes combustíveis são de má qualidade, apenas que se limitam a cumprir as normas.

Também não é líquido que o combustível aditivado faça melhor ao motor ou que ajude nos consumos. O teste comparativo da DECO, realizado em 2012, ajudou a confirmar isso mesmo.

Assim, se tem dúvidas sobre o combustível que deve utilizar no seu carro, pode optar por qualquer um pois em Portugal todo o combustível à venda, seja numa bomba de supermercado, seja na Galp ou BP, é seguro e não irá prejudicar o seu carro.

Pode consultar o artigo completo do Polígrafo aqui: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/combustiveis-simples-sao-iguais-nos-postos-de-marca-e-nos-low-cost-porque-tem-a-mesma-origem


1 comentários no “Combustíveis aditivados compensam? A opinião dos especialistas”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Início Folhetos Combustíveis Artigos Procurar