Como ficar rico, por Naval Ravikant

Fonte: Fortune

Naval Ravikant é um empresário e investidor norte-americano de ascendência indiana. Para além do seu lado empreendedor, Naval é um pensador incrivelmente profundo que desafia o status quo em vários tópicos.

NOTA: Artigo completo, escrito no website do Naval, aqui (inglês).

Nascído na Índia, o Naval Ravikant é o co-fundador, Presidente e ex-CEO da AngelList. Ele já investiu em mais de 200 empresas quando ainda eram desconhecidas, como a Uber, FourSquare, Twitter, Wish.com, Poshmark, Postmates, Thumbtack, Notio, Opendoor, Clubhouse, Stack Overlflow, OpenDNS, Yammer e Clearview AI, num total de 70 saídas e mais de 10 empresas-unicórnio.

Um dos meios de comunicação que o Naval usa é o Twitter. Por lá, vai deixando esporadicamente conselhos que visam sobretudo o tema da felicidade e do dinheiro. Num desses tweets, Naval refere quais são os pontos essenciais para se criar riqueza sem que isso implique sorte, heranças, ou qualquer fator externo que seja diferenciador. No fundo, um método que, aplicado várias vezes ao longo de uma vida, irá funcionar mais vezes do que as que irá falhar.

É importante deixar uma nota: Naval Ravikant está nos Estados Unidos. Isso, por si só, é uma vantagem tremenda, porque é um País com muito mais oportunidades do que qualquer outro. Não deixa de ser verdade, contudo, que a sua infância foi passada na Índia, onde o acesso a coisas que damos como garantidas nem sequer é garantido, como água potável. O Naval refere várias vezes que, se fosse deixado numa rua qualquer ao acaso, sem dinheiro nem quaisquer posses, acabaria por ficar rico na mesma ao fim de 10 anos, porque o que importa realmente é a mentalidade milionária e não as bases para atingir a fortuna. É uma afirmação controversa, mas há que dar o benefício da dúvida a quem não nasceu num berço de ouro e hoje é Presidente e ex-CEO da AngelList.

Sem mais demoras, deixamos então os tweets do Naval sobre a criação de riqueza:

Procure riqueza, e não dinheiro ou estatuto. Riqueza é ter ativos que geram dinheiro enquanto dorme. Dinheiro é a transformação de tempo em riqueza. Estatuto é o seu lugar na hierarquia social.


Entenda que é possível criar riqueza de forma ética. Se despreza a riqueza, nunca a irá ter.


Ignore a busca de maior estatuto por parte das outras pessoas. Eles ganham estatuto ao atacar as pessoas que estão em busca da riqueza.


Não ficará rico se continuar a alugar o seu tempo. Você deve ter capital próprio – uma parte de um negócio – para ganhar a sua liberdade financeira, nem que isso signifique uma fonte de rendimento extra onde você é o seu próprio patrão.


Ficará rico se der à sociedade o que ela precisa mas ainda não sabe como obter, em escala.


Procure uma área onde sinta que pode estar a longo prazo, criando também relações de longo prazo com pessoas que tenham a mesma perspetiva.


A Internet veio alargar o espaço para novas carreiras e oportunidades, mas muita gente ainda não se apercebeu disso.


Procure dar pequenos passos, um de cada vez. Todas as dádivas da vida, seja na riqueza, relações, ou conhecimento, vêm como juros compostos, isto é, vão-se acumulando até se tornarem numa bola de neve.


Procure parceiros inteligentes, enérgicos, e íntegros.


Não crie parcerias com pessoas cínicas e pessimistas.


Aprenda a vender. Aprenda a construir. Se conseguir fazer ambos, será imparável.


Muna-se de conhecimento único, responsabilidade e influência.


Conhecimento único é conhecimento que não pode ser treinado para. Se a sociedade o poder treinar, pode treinar outra pessoa qualquer e substituí-lo.


Se tem curiosidade e paixão em algum tema, explore-o. Crie conhecimento em volta desse tema. Esse é que é o conhecimento único, e é mais importante do que qualquer tema que esteja na moda.


Criar conhecimento único parece entretenimento, mas para os outros parece trabalho.


O conhecimento único não provém das escolas.


O conhecimento único é, por norma, altamente técnico ou criativo. Não pode ser delegado nem automatizado.


Abrace a responsabilidade e assuma os riscos. A sociedade o recompensará com responsabilidade, equidade e alavancagem.


“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo” – Arquimedes


A fortuna requer alavancagem. Alavancagem nos negócios provém de capital, pessoas e produtos sem grande custo de replicação (como código e media).


Capital significa dinheiro. Para ganhar dinheiro, aplique o seu conhecimento único com responsabilidade.


Trabalho significa ter pessoas a trabalhar para si. É a mais antiga e mais procurada forma de alavancagem. Criar emprego irá impressionar os seus pais, mas não desperdice a vida perseguindo isso.


Capital e mão-de-obra são alavancagens autorizadas. Todos procuram capital, mas alguém tem de dá-lo a você. Todos querem liderar, mas alguém tem que segui-lo.


Código e média são alavancagens sem permissão. São a alavanca dos novos ricos, que podem trabalhar para você enquanto dorme.


Existe um exército de robôs disponível para trabalhar para si, só que estão todos condensados em servidores algures no Mundo. Use-o.


A alavancagem é um multiplicador de forma para o seu discernimento.


Se não sabe programar, escreva livros e blogs, grave vídeos e podcasts.


O discernimento requer experiência, mas pode ser construído rapidamente aprendendo determinadas habilidades.


Não existe nenhuma habilidade chamada “negócio”. Evite revistas de negócios.


Estude microeconomia, teoria dos jogos, psicologia, persuasão, ética, matemática e computadores.


Ler é mais rápido que ouvir. Fazer é mais rápido que assistir.


Você deve estar muito ocupado para “fazer café” enquanto mantém um calendário livre.


Estabeleça o seu valor horário. Se a solução de um problema dá-lhe um retorno inferior ao seu valor horário, ignore-o. Se delegar a tarefa é mais barato que o seu valor horário, delegue-a.


Trabalhe o máximo que puder, mesmo que com quem você trabalha e no que você trabalha seja mais importante do que o quão duro você trabalha.


Torne-se no melhor do mundo naquilo que faz. Continue redefinindo o que faz até isso ser verdade.


Não existem esquemas para enriquecer rapidamente, isso são apenas outras pessoas a enriquecer à sua custa.


Aplique o seu conhecimento único e eventualmente terá o que merece.


Quando ficar rico, irá se aperceber que não era isso que procurava em primeira mão. Mas isso fica para outro dia.


Terminamos com a recomendação de lerem o livro “Almanack of Naval Ravikant”, de Eric Jorgenson. Contém todos os “tweet storms”, algumas transcrições de podcasts e recomendações de livros. Melhor: é completamente gratuito!
Fica aqui o link: https://www.navalmanack.com/

Uma versão traduzida para português do brasil também está disponível: https://soodgi.com/o-almanaque-de-naval-ravikant/

Leave a Comment

Folhetos
Subscrever
Dicas
fuel-line
Combustíveis
Procurar