Como o Poupa Pilim faz a previsão do preço dos combustíveis

Fazemos a previsão dos preços dos combustíveis com um dia de antecedência. Como e com que consequências?

Preço Combustíveis (Autor: Freepik)

À sexta-feira, fontes como o Contas Poupança lançam a previsão dos combustíveis para a semana que vem. O Poupa Pilim, porém, fá-lo logo à quinta-feira. Como?

E não, não existe aqui nenhuma bola de cristal, nem informações privilegiadas. O Poupa Pilim apenas utiliza as fontes primárias do setor para estabelecer a sua previsão.

Com base em dados da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), é possível saber a cotação diária de preço mais frete do combustível. Ora, este é o componente mais importante para determinar a variação de preço que nos espera para a semana que vem. Pode ler um dos nossos artigos a explicar esse e outros factores que influenciam o preço dos combustíveis em Portugal.

Esta variação tem influência no preço eficiente, que por sua vez também guia as variações dos preços dos combustíveis nas respetivas gasolineiras.

O Poupa Pilim faz, portanto, um cálculo do novo preço eficiente, e daí determina a previsão de subidas ou descidas para a semana seguinte. Os valores variam porque nem sempre as gasolineiras mantém as suas margens intactas, e isso é algo que foge completamente ao controlo deste site.

Quanto ao facto da previsão ser feita à quinta-feira, deve-se ao facto de já existirem dados da maioria dos dias da semana, o que permite obter uma estimativa bastante razoável. Também por essa razão o Poupa Pilim faz pequenas correções às previsões na sexta-feira, caso existam variações significativas no final da semana.

No final de contas, como poderá ver no histórico de previsões, os valores previstos acabam por ser muito semelhantes aos valores finais, havendo por vezes margens de erro que chegam aos dois cêntimos, algo perfeitamente normal quando não se sabe se as gasolineiras vão alterar as suas margens ou não.

O mais importante não é saber se o preço vai aumentar ou descer 2,5 cêntimos/litro ou 3,5 cêntimos/litro, mas sim perceber a tendência de preço para a semana seguinte e planear fazer a nossa gestão em função disso.

E é por essa razão que o Poupa Pilim se antecipa e dá-lhe as primeiras previsões logo à quinta-feira, para que dessa forma tenha mais tempo para decidir se deve abastecer já ou esperar por segunda-feira.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Início
Folhetos
Combustíveis
Artigos
Procurar
Scroll to Top