Preço dos combustíveis na próxima semana (29 janeiro a 4 fevereiro)

Preço dos combustíveis sobem pela terceira semana consecutiva, em Portugal. Saiba quanto.

combustiveis proxima semana poupa pilim

Para a semana de 29 janeiro a 4 de fevereiro de 2024, as previsões para o preço eficiente dos combustíveis em Portugal são as seguintes:

Gasolina 95 simples: ⬆️ subida de 2,5 cêntimos/litro

Gasóleo simples: ⬆️ subida de 2,5 cêntimos/litro

GPL Auto: ❓ Ainda sem dados

Fonte: Entidade Nacional Para o Setor Energético(ENSE). Atualizado a 26/01/2024 pelas 09:30 para refletir os mais recentes dados da plataforma.

Note que as descidas de preço eficiente não são garantia de descida do preço de venda ao público nos postos de combustível. Quando o preço eficiente desce e o preço de venda se mantém ou sobe, significa que as gasolineiras estão a subir a sua margem de venda, e vice-versa quando se verifica o cenário oposto. Contudo, o mais comum é o PVP acompanhar a oscilação do preço eficiente.

A previsão é feita com base em dados das principais fontes do setor como explicado num artigo anterior. Os valores poderão variar ligeiramente até ao final da semana para refletir as cotações mais recentes dos produtos refinados.

Com base no preço médio diário atual, publicado pela DGEG, na próxima segunda-feira o gasóleo deverá custar 1,606 euros por litro, ao passo que a gasolina custará 1,699 euros por litro.

O preço dos combustíveis em Portugal é dos mais caros da Europa. Ocupa a oitava posição no preço da gasolina e a décima no preço do gasóleo. Portugal tem o seu próprio método para cálculo dos combustíveis, e isso, associado à variação do imposto, tem resultado em preços acima da média.

A carga fiscal no caso gasolina é de 51% e no gasóleo é de 46,2%. Em ambos os casos são cerca de 2% acima da média da UE-27.

Preço médio de venda do gasóleo simples na Europa
Fig.1 – Preço médio de venda do gasóleo simples na Europa. Fonte: ERSE
Preço médio de venda da gasolina 95 simples na Europa.
Fig.2 – Preço médio de venda da gasolina 95 simples na Europa. Fonte: ERSE

Não deixe que a subida de preços afete a sua carteira e aproveite para aplicar algumas dicas que o poderão ajudar a poupar combustível.

Siga o Poupa Pilim no Google Notícias e não perca mais nenhuma novidade!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Início
Folhetos
Combustíveis
Artigos
Procurar
Scroll to Top