Preço dos combustíveis na próxima semana (8 a 14 janeiro)

2024 continua sorridente nos combustíveis. Nova baixa de preço esperada para a semana que vem...se as gasolineiras não aumentarem as suas margens.

combustiveis proxima semana poupa pilim

O preço dos combustíveis desce pela segunda semana consecutiva. Gasolina será mais beneficiada em relação à semana passada.

As cotações dos produtos refinados continuam a descer e isso permitirá nova descida do preço dos combustíveis, caso as gasolineiras assim o entendam. Na próxima segunda-feira, o preço eficiente do gasóleo simples deverá descer cerca de 2,5 cêntimos/litro, ao passo que a gasolina simples 95 deverá descer 2 cêntimos/litro. É a confirmação de uma nova descida, o que tem sido hábito nos últimos meses.

Outros sites estão a dizer que a gasolina 95 simples deve manter o preço ou até subir. O que isso significa?

Significa que as gasolineiras irão aumentar a sua margem de venda, pois o preço eficiente da gasolina 95 simples desceu esta semana, tal como indicado acima. O preço de cotação e frete, apesar de ter baixado, poderá não se refletir nos postos de gasolina na próxima segunda-feira, caso esses sites tenham razão. Pode encontrar esses dados no site da ENSE.

A previsão é feita com base em dados das principais fontes do setor como explicado num artigo anterior. Os valores poderão variar ligeiramente até ao final da semana para refletir as cotações mais recentes dos produtos refinados.

Apesar desta subida, se compararmos com valores registados em setembro, vamos pagar menos 20 cêntimos/litro pelo gasóleo simples e menos 22 cêntimos/litro pela gasolina 95 simples, algo que poderá conferir no gráfico abaixo.

Com base no preço médio diário atual, publicado pela DGEG, na próxima segunda-feira o gasóleo deverá custar 1,534 euros por litro, ao passo que a gasolina custará 1,623 euros por litro.

Comparando o preço médio de venda de Portugal com a UE-27

O preço dos combustíveis em Portugal é dos mais caros da Europa. Ocupa a oitava posição no preço da gasolina e a décima no preço do gasóleo. Portugal tem o seu próprio método para cálculo dos combustíveis, e isso, associado à variação do imposto, tem resultado em preços acima da média.

A carga fiscal no caso gasolina é de 51% e no gasóleo é de 46,2%. Em ambos os casos são cerca de 2% acima da média da UE-27.

Não deixe que a subida de preços afete a sua carteira e aproveite para aplicar algumas dicas que o poderão ajudar a poupar combustível.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Início
Folhetos
Combustíveis
Artigos
Procurar
Scroll to Top