O Poupa Pilim lança aqui a primeira de muitas (assim se espera) entrevistas a criadores de conteúdos que estejam, de alguma forma, ligados à poupança, tal como é o mote deste site. Hoje a entrevista é feita a Rui Silva, especialista certificado em Finanças Pessoais e autor do site A Fatura do Dinheiro.
Seguem, então, as questões colocadas ao Rui Silva:
Bom dia Rui. Diga-nos quem é e o que o levou a criar a página A Fatura do Dinheiro.
Sou um homem de 43 anos, casado, sem filhos e que sempre se interessou pela área de Economia e Finanças. Creio que a maior responsável pelo meu interesse foi a minha avó, que sempre foi uma pessoa muito poupada e ponderada nas compras. O que me levou a criar esta página foi compreender que podia chegar a um público maior e ajudar mais pessoas, através da Internet.
Qual considera ser o maior valor acrescentado do site, isto é, a área em que mais se destaca dos demais?
A simplicidade com que tento abordar as temáticas. Falo sobre Economia e Finanças, como, aliás, diz no site “Economia e Finanças Pessoais Simplificadas”. Tento ter um discurso simples, que faça as pessoas compreenderem a mensagem. Há pouca literacia financeira e principalmente pouca compreensão sobre como a Economia influencia as finanças pessoais (a nossa carteira).
Dos temas abordados, quais considera estarem a ser mais descurados pelos portugueses?
A literacia financeira no geral. O nosso país continua a estar nos últimos lugares nesta área. É urgente combater isto. Devemos tentar educar as pessoas, para que possam tomar decisões financeiras mais informadas. Como costumo dizer, a poupança e o investimento é um percurso que se começa, mas que verdadeiramente nunca termina.
Algum conselho em específico para este momento de alta inflação?
Primeiro: compreender o que é a inflação. Imagine que tem 10 chocolates. Distribui uns papéis, em que cada um deles vale 1 chocolate. Os papéis continuam a ter o mesmo valor para quem os possui, mas simplesmente já não existe maneira de assegurar o pagamento total, resultando então numa inflação de 10%. As pessoas têm que perceber que perdem dinheiro com a inflação. A única maneira de a combater é ganhar mais dinheiro do que o que ela nos rouba.
Existem conteúdos novos em banho maria? Se sim, quais, se nos puder relevar?
Estou a tentar criar conteúdo para o Youtube e para o TikTok. Infelizmente o tempo é escasso, mas já consegui criar alguns vídeos.
Onde poderemos consultar mais alguns dos seus trabalhos?
Podem ler o “Praça Alta”, que é um jornal da Associação de Amigos de Almeida. Também podem descarregar o meu livro no site. Brevemente, conto ter mais alguns trabalhos feitos e (espero eu) conseguir escrever um segundo livro antes do final do ano.
Links úteis
Website “A fatura do dinheiro”
Página do Facebook “Associação dos Amigos de Almeida”