IVA zero. Cabaz baixa mais do que o esperado

cabaz iva zero

Medida já entrou em vigor e surpreendeu: preço total médio do cabaz caiu mais de 6%

Não se esperava uma grande queda de preços do cabaz alimentar mesmo com a medida do IVA zero, que implementa a isenção de IVA em 46 produtos considerados bens essenciais. O Polígrafo confirmou, também, em algumas publicações, que os supermercados subiram os alguns preços antes da medida entrar em vigor, como pode ser comprovado facilmente em dois artigos do Polígrafo: um que menciona o preço do pão de água e outro que refere o aumento de preços de produtos depois do anúncio do Governo.

Apesar disso, e numa nota comunicada na página do Governo, é indicado que o preço médio de um cabaz de 44 produtos (selecionados pela ASAE), no passado 18 de abril, caiu 6,26%.

Pode ler-se:

Segundo o relatório da ASAE, tendo por base a amostra de um bem por cada tipo/categoria, com critério de escolha, em regra, de bens de marca própria, e uma recolha online e em loja física (1 220 espaços comerciais), verificou-se uma descida de 6,26% do preço total médio do cabaz selecionado.

Página oficial do XXIII Governo da República Portuguesa

Assim, comprova-se que a medida produziu efeitos imediatos, sanando em certa medida as subidas massivas de preços nos últimos anos, sobretudo desde que se iniciou a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.

A medida estará em vigor pelo menos até 1 de outubro deste ano.

Início
Folhetos
Combustíveis
Artigos
Procurar
Scroll to Top