Quando iniciei este projeto, em maio de 2021, o objetivo era colocar folhetos e catálogos de supermercados ou outras superfícies comerciais, uma vez que é algo que os portugueses procuram muito nos motores de pesquisa.
Já existiam (e ainda existem) projetos em funcionamento com o mesmo propósito, sendo os casos mais proeminentes O Caça Promoções e o Blog 200 Porcento. Apesar do enorme portefólio de folhetos e catálogos desses sites, senti que podia criar um produto mais amigável para navegação mobile, rápido e mais intuitivo. Respeito, contudo, ambos os sites acima mencionados, que já operam há mais de 10 anos e prestam um enorme serviço aos portugueses. Quem quer que esteja por detrás desses projetos: muito obrigado.
Aproveitando o nome do site, que induz o utilizador a pensar que se trata de um site de poupança, foram criadas as áreas de dicas de poupança e publicação do preço dos combustíveis ainda nesse mesmo ano.
2022 foi ano de crescimento para a marca, e foi quando se deu início à criação de grupos do Facebook, alguns deles ultrapassando já a marca dos 50000 utilizadores, como este. Para os clientes do LiDL, Pingo Doce e Continente, os três detentores dos folhetos mais requisitados, existem grupos no Facebook para cada um deles onde todos os folhetos da marca irão marcar presença. Se quiser, pode entrar nos grupos do Continente, Pingo Doce ou LiDL.
Mas 2023 foi “o” ano. Eis as grandes conquistas:
- A 24 de fevereiro, o Poupa Pilim teve, pela primeira vez, 70000 utilizadores únicos ligados no website
- Em junho foi celebrada a primeira parceria do Poupa Pilim, com o Rui Silva do site “A fatura do dinheiro”. Veja aqui a entrevista ao Rui Silva e aproveite para consultar o site A Fatura do Dinheiro.
- Pela mesma altura, foi celebrada uma parceria com o portal CA Notícias, site sob a administração do Luís Santos. No CA Notícias, entre muitas outras coisas, pode consultar os folhetos que são publicados pelo Poupa Pilim.
- Pouco depois, recebi um contacto do Diogo Quitério Correia, colaborador e elemento integrante do departamento de conteúdo da Selectra, conhecido comparador de preços de energia. Com esta nova parceria, passou a existir uma troca de artigos relevantes entre a Selectra e o Poupa Pilim. Pode ler no nosso site alguns dos artigos escritos em colaboração com a Selectra:
- Em novembro foi feita uma entrevista a um dos maiores promotores da poupança e reforma antecipada em Portugal e criador do maior fundo de ações da CGD, o Luís Lobo Jordão. Pode ler a entrevista completa aqui, onde são abordados vários temas, entre os quais a possibilidade de nos reformarmos antes dos 60 anos em Portugal sem qualquer penalização, vivendo dos nossos investimentos.
- Por fim (mas não menos importante), uma nova área no Poupa Pilim: receitas de culinária. Ainda numa fase embrionária, é certo, mas o objetivo é ter um vasto leque de receitas testadas pelos respetivos autores, promovendo assim conteúdo original. Qual a ligação à poupança? Bem, quando aprender a fazer as deliciosas receitas que vão sendo colocadas aqui, talvez passe a gastar menos dinheiro no restaurante… 😁
Apesar das conquistas mencionadas, acredito que 2024 poderá ser ainda melhor. Como o Poupa Pilim já deixou de ser, para mim, um blogue exclusivamente pessoal, gostava de dar o passo em frente e ter colaboradores no site a escrever artigos de poupança, qualquer tema que considerem importante e que tenha impactado a sua vida pela positiva.
Se achas que tens algo interessante para escrever mas não queres ter o trabalho de criar um site novo para o efeito, entra em contacto comigo para micael@poupapilim.com.
O objetivo não é fazer do Poupa Pilim um Contas Poupança, mas sim uma extensão deste no que diz respeito à oferta de conteúdos na Internet que permitam aos portugueses poupar mais. O Contas Poupança é e será sempre uma das maiores referências a nível nacional e encorajo toda a gente que guarde o site nos favoritos.
Gostaria, também, de obter feedback de quem lê o Poupa Pilim. O site está lento? Tem demasiados anúncios ou estes estão em posições irritantes? Falta conteúdo? Mudavas alguma coisa? Diz-nos o que pensas do site na caixa de comentários abaixo. Só com a colaboração dos leitores é que posso melhorar o site e torna-lo numa referência autoritária no campo da poupança.
Que estas conquistas ao longo dos primeiros 30 meses de vida sejam apenas as primeiras de muitas que estão para vir.
Obrigado por leres, um feliz Natal e um ótimo 2024.
Micael Vinhas
O site está fantástico! Obrigado!